Episodes
Sunday Sep 29, 2024
Sunday Sep 29, 2024
Nossos sistemas de produção vegetal e animal, assim como empreendimentos que não estão no setor primário, devem estar a serviço da nossa viabilidade, qualidade de vida e saúde do território ao mesmo tempo.
O território rural é a base a partir da qual nós podemos criar viabilidade à partir da eficiência energética e aumento da biocapacidade. Em todo ecossistema, quando os 4 processos ecossistêmicos funcionam bem, a sucessão ecológica aporta cada vez mais espécies de longo prazo e de maior porte.
É esse excedente ecológico que devemos transformar em viabilidade. Quando não desenhamos nossos sistemas de produção para funcionar assim, passamos a ter que compensar com insumos as agressões contra os processos ecossistêmicos e o cabo de guerra contra a sucessão ecológica.
Quando pensamos primeiro as camadas #1Clima, a #2Geografia, #3Água e #4Acessos otimizamos o fluxo solar energético (pelo aspecto e a localização), a eficiência energética (pela topografia) e a irrigação (por gravidade). Aliada com os princípios de cobertura de solo e decomposição biológica da matéria orgânica (ciclagem de nutrientes), de estratificação (fluxo solar energético), de infiltração da água de chuva (apoiada pelos dois anteriores), a EPLC nos torna mais eficientes na utilização dos sistemas de produção para otimizar a saúde ecológica do lugar.
Esse é o episódio n.06, da segunda temporada da Jornada do Jardineiro, sobre a camada #5SistemasdeProdução Já disponível nas plataformas de áudio e vídeo.
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.