Impacto Positivo

A importância do relevo e da água no planejamento

June 15, 2022

Link para mais informações sobre o curso: https://forms.gle/2FuJvSMXy6GCRcou6

A análise de setores e de zonas são dois métodos de desenho muito utilizados na permacultura.

A análise de setores governa energias e elementos de fora para dentro. Funciona como um filtro ao redor de toda a propriedade, convidando ou bloqueando elementos dependendo do contexto.

Você pode querer bloquear um vento que traz agrotóxicos, um cheiro, ruídos ou uma vista desagradáveis. Por outro lado, você pode privilegiar uma vista bonita ou um corredor ecológico, pode priorizar a entrada de brisas refrescantes no verão e receber águas de enxurrada para irrigação passiva.

A análise de zonas governa energias de dentro para fora. Principalmente a energia que as pessoas gastam para manter os sistemas de produção implementados. Nesse caso, avaliamos o quão próxima ou distante fica uma zona de acordo com a frequência que visitamos o sistema e a distância que ele fica da casa.

Essas ferramentas são excelentes e o uso delas por si só já aumenta muito a eficiência energética das propriedades e do trabalho humano.

Mas muito frequentemente eu vejo desenhos e projetos falhos porque não consideram 4 elementos importantes antes da análise de zonas e setores.

O primeiro é a topografia, porque determina o fluxo da água e o segundo é a própria água e a disponibilidade de usá-la por gravidade para produzir ou economizar energia.

O terceiro é o aspecto solar. Casas e sistemas de produção bem posicionados em relação ao sol são mais energeticamente eficientes.

O quarto é a elevação em relação ao nível do mar, porque ela determina fatores climáticos que influenciam no que pode ser produzido e na quantidade de energia necessária para fazer a harmonização climática das edificações.

No curso #manejoregenerativodaágua que começa no dia 8 de Julho, eu compartilho princípios e abordagens que consideram a topografia e a água como fundamentais no planejamento de propriedades rurais. Isso traz mais autonomia e resiliência hídrica e energética e evita erros comuns de planejamento como eu mencionei.

Preços promocionais até o dia 17 de Junho!

Clica no link para inscrições e mais informações e vem com a gente aprender a desenhar propriedades e sistemas regenerativos à partir do entendimento da água!

Podbean App

Play this podcast on Podbean App