Impacto Positivo

A Permacultura nas Universidades Públicas com Dr Arthur Nanni

April 3, 2018

Nesse segundo episódio do Impacto Positivo eu converso com o Dr. Arthur Nanni sobre o ensino da Permacultura nas Universidades públicas. Arthur é geólogo de formação, geógrafo por opção, professor da Universidade de Santa Catarina e um dos articuladores da criação do curso de graduação em Permacultura. Se você ainda não sabe o que é a permacultura, visite o canal do Impacto Positivo no YouTube e assiste uma aula de introdução minha sobre o tema por lá.

Arthur compartilha a trajetória de sua família, que se mudou da cidade para o campo para produzir mais do próprio alimento fundando o Sítio Igatu. A produção de alimentos levou Arthur e sua esposa a participarem como agricultores familiares e organizadores de uma das feiras de produtores rurais orgânicos de sua cidade. O envolvimento com o campo, por sua vez, levou Arthur e Grasi a estudar a Permacultura e a Agroecologia para produzir mais e gerir melhor o sítio.

Em sua capacidade como professor da UFSC, Arthur viu uma possibilidade de difundir o ensino da Permacultura no ambiente acadêmico por meio de um curso de introdução ao tema. O curso é uma disciplina optativa para todos os alunos da graduação e ocasionalmente aberto para não alunos.

A criação desse curso abriu precedentes para a criação do Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC e atualmente contribui para a fundação de outros núcleos de estudo e prática da Permacultura em Universidades Públicas brasileiras. Juntos esses núcleos formam a Rede NEPerma Brasil, fundada "na ocasião do 1° Curso de Planejamento em Permacultura, realizado em Florianópolis na UFSC, oferecido para servidores professores e técnicos de apoio ao ensino, vinculados a IFES" (Instituições Federais de Ensino Público).

Com núcleos nas Universidades de Santa Catarina, Ouro Preto e Estadual do Ceará a Rede NEPerma Brasil tem crescido rapidamente por conta da demanda apresentada pelos alunos das universidades públicas no tema.

Para mais detalhes sobre a conversa com o Professor Arthur siga esse link.

Play this podcast on Podbean App