Impacto Positivo

O que é a permacultura?

June 22, 2021

A permacultura é uma ciência do desenho ecológico projeta habitações humanas, sistemas econômicos e legais regenerativos.Ela também é uma prática política. Ela nasceu da militância política e socioambiental do Bill Mollison e do David Holmgreen, ambos de orientação anarco-socialista. Na minha visão ela não deve ser apresentada como prática ‘neutra' ou ‘despolitizada'. A neutralidade política não existe, como já explicava Paulo Freire, ou estamos contra o status quo ou com ele.

A aplicação dos princípios éticos da Permacultura deixam isso bem claro: - O CUIDADO COM O PLANETA impede a prática economia extrativista vigente;- O CUIDADO COM AS PESSOAS exige compaixão, afeto, solidariedade e cooperação acima de tudo (práticas, sentimentos e atitudes anacrônicas à competitividade do sistema vigente);- O RETORNO DO EXCEDENTE impede o acúmulo de qualquer recurso, seja ele financeiro, de posse de terra, de autoridade ou conhecimento.Portanto, no espectro ideológico da direita que rege o status quo de grande parte do planeta não há como praticar esses 3 princípios com coerência.

Esses clips foram editados do webseminário internacional "Desafios para a Popularização da Permacultura, produzido pela A Casa de Vidro Ponto de Cultura e pelo Grupo de Estudos em Complexidade (EMA) em parceria com o podcast Impacto Positivo no dia 20/03/2020.

O podcast contou com a participação de Eurico Vianna (Austrália), Sérgio Pamplona (DF), Adriana Galbiati (Mato Grosso do Sul), Djalma Nery (São Paulo), com mediação de André Baleeiro (Goiânia).

Abraço e até o próximo podcast!

Eurico Vianna

Podbean App

Play this podcast on Podbean App