Impacto Positivo

Os 2 maiores entraves para o sucesso de projetos de transição coletivos

April 20, 2022

Os 2 maiores entraves para o sucesso das propriedades com ocupações múltiplas são a integração das gerações e a falta de um projeto educacional para crianças e jovens.

Durante o curso Como Se Preparar Para o Colapso aconteceu uma troca genuína entre pessoas com várias habilidades buscando complementaridade para viabilizar suas transições para o campo. Durante uma aula me perguntaram quais eram os principais desafios e achei que valia à pena compartilhar mais amplamente a resposta (considerando o público neo-rural).

A última década viu a maior transferência de propriedade de terras particulares para a gestão corporativa da história da humanidade. Durante esse período a agricultura familiar também sofre com o que é conhecido como 'Dreno Cerebral Rural' - fenômeno onde as famílias com o mínimo de condições financeiras preparam seus jovens em escolas visando empregos urbanos ou escolas do agro que transformam o campo em uma plataforma de escoamento para as corporações da transgenia, petroquímicos e mineradoras.

Precisamos urgentemente de pessoas mais velhas dispostas a compartilhar recursos financeiros, experiência e saberes para ajudar a fixar famílias jovens no campo, quer sejam seus parentes ou não. Precisamos resgatar a complementaridade das relações intergeneracionais. E junto com isso, precisamos ter projetos de educação que considerem a desescolarização e visem o desenvolvimento integral de pessoas autônomas e harmônicas com os territórios onde vivem.

Para cursos, consultorias ou mentoria sobre planejamento rural regenerativo, é só enviar email ou mensagem pelo Telegram.

Para apoiar a produção do Podcast Impacto Positivo visite: https://apoia.se/impactopositivo ou envie um PIX para podcastimpactopositivo@gmail.com

Podbean App

Play this podcast on Podbean App