Permacultura, Ecovilas e Ecologia com Jorge Timmermann e Suzana Maringoni

April 9, 2018

Esse é o terceiro episódio do Impacto Positivo.  Eu continuo conversando sobre Permacultura, dessa vez com ecólogo Jorge Timmermann e a educadora Suzana Maringoni. O papo começa com Jorge e Suzana compartilhando o sucesso que tem tido há muitos anos na formação de novos permacultores. Os alunos do Curso de Desenho Permacultural (PDC em inglês) no Yvy Porã rapidamente encontram suas áreas de atuação e começam a construir a realidade que todos precisamos materializar no planeta. E isso acontece no campo ou na cidade, em associações, ecovilas ou empreendimentos.

Na sequência a Suzana compartilha como se deu a articulação entre vários dos pioneiros da Permacultura no Brasil para escrever e assinar um documento chamado: Bases para um Curso de Design em Permacultura. A necessidade de reunir os educadores mais sérios e experientes na redação desse documento veio depois de várias reclamações acerca tanto da falta de conteúdo de alguns cursos como da falta de ética de alguns educadores. Todos os que assinaram o documento, Jorge, Suzana e eu pedimos que esse documento seja divulgado o máximo possível para que todos os interessados no Curso de Desenho Permacultural saibam o que esperar dos educadores, ambiente do curso e conteúdo.

Também conversarmos sobre:

- A formação e desenvolvimento da Ecovila Permacultural Waykaiu,
- A eficiência dos sistemas Agro-silvo-pastoris como alternativa viável de recuperação de áreas degradadas enquanto traz segurança alimentar e viabilidade econômica para os pequenos produtores rurais e as comunidades à volta deles; e sobre
- A necessidade de disponibilizar conhecimento e sensibilizar as pessoas do fato de que os pequenos produtores precisam produzir em sistemas que integrem a produção animal à produção de alimentos.

Nos ajude a causar um impacto positivo ainda maior compartilhando o conteúdo nas suas redes sociais e deixando suas avaliações no iTunes ou Stitcher. Para enviar notícias de impacto positivo é só compartilhar os artigos direto em nossa página no Facebook ou enviar sua sugestão de pauta por email para info_arroba_euricovianna.com.br com o título "Sugestão de Pauta para Impacto Positivo".

Para mais informações sobre a entrevista visita o site do Podcast Impacto Positivo.

00:0000:00