Impacto Positivo

Porque começar o planejamento da sua propriedade pela água?

June 18, 2022

Link para mais informações: https://forms.gle/2FuJvSMXy6GCRcou6

Nessa interação ao vivo eu compartilho informações sobre Os 8 Princípios para Coleta de Água de Chuva, que foram elaborados pelo Seu Zephaniah Phiri, um ecologista autodidata e produtor rural e pelo educador ambiental Brad Lancaster e sobre a Sequência de Produção Natural (SPN), um método de restauração de áreas degradadas com foco nos cursos d'água e matas ciliares criado pelo produtor rural australiano Peter Andrews. Além dessas abordagens inéditas no Brasil, eu compartilho também a importância da Escala de Permanência da Linha Chave (EPLC) para a construção da autonomia e resiliência hídrica e energética das propriedades rurais.

O estudo de caso da propriedade do Seu Zephaniah no semiárido Zimbabuano mostra a aplicabilidade dos princípios e práticas apresentados no curso mesmo na escala de intervenções manuais.

As barragens de irrigação e o padrão de plantio em Linha Chave resolvem os problemas gerados pelas secas, enchentes e a erosão captando e redistribuindo a água das chuvas no relevo com elegância energética e funcionalidade para a produção.

A Sequência de Produção Natural (SPN) implementa barragens permeáveis (leaky weirs) para fazer uso das águas de enxurrada na regeneração do solo, vegetação e biodiversidade de áreas ribeirinhas.

Essas abordagens trazem a autonomia e a resiliência hídrica como base para o planejamento rural e durante a interação eu explico porque devemos começar pela água.

Se você ainda não tem uma propriedade rural, esse curso é ainda mais essencial para você, porque te ajuda a desenvolver um olhar mais detalhado com base na resiliência hídrica para buscar seu lugar no mundo.

Vem participar e tirar suas dúvidas ao final da aula. O curso #manejoregenerativodaágua começa dia 08 de julho e está com preço promocional para inscrição até o dia 17/06.

Podbean App

Play this podcast on Podbean App