Impacto Positivo

Sítio Florestinha - Agrofloresta, abundância e criptomoedas com Dax Reis

March 10, 2019

O que a produção de alimentos em sistemas florestais, o paradigma da abundância, a produção e comercialização em redes e as criptomoedas tem em comum? Nesse podcast eu converso com o Dax Reis, empreendedor, inovador e ativista socioambiental que fundou o Sítio Florestinha em Alto Paraíso, GO. Ele costura para a gente como esses conceitos se completam em um novo paradigma distruibiodo, abundante e regenerativo.

Nota sobre o Impacto Positivo e a turnê Gerenciamento Holístico 2019 - Solto esse programa já em meio a preparações de outra viagem para o Brasil na qual estarei promovendo junto com o educador/consultor Australiano Graeme Hand o Gerenciamento Holístico no Brasil. Vou trabalhar com a Escola de Permacultura, com a Fazenda Bella e com novos parceiros no interior de São Paulo, mas preciso da ajuda de todas as pessoas que gostam do conteúdo para divulgar essa turnê! Peço a todos que compartilhem o conteúdo específico do Gerenciamento Holístico para eu possa encontrar parceiros que viabilizem esse projeto e os podcasts de maneira geral como forma de mostrar que outro mundo é possível, já existe, é viável e muito mais digno, saudável e harmonioso.
- Se você usa um celular Android se inscreva no Stitcher ou se usa iPhone, se inscreva no iTunes.  Aproveite e deixe sua avaliação por lá, isso faz muita diferença em como o podcast passa a ser 'oferecido' nos mecanismos de busca ;)
- Compartilhe as entrevistas e artigos com seus comentários nas suas mídias sociais.
- Se você prefere assistir as entrevistas em vídeo, se inscreva no canal no YouTube.
- Curta a página do Podcast no Facebook
- Se inscreva na mala direta para receber artigos, entrevistas e cursos em primeira mão.

Na primeira parte do nosso papo Dax compartilha como a implementação de sistemas florestais é uma experiência existencial, mas que à partir da colheita vira um negócio com demandas urgentes relacionadas ao plano material. A história do começo do Sítio Florestinha é parecida com a jornada de muitas pessoas que fazem a transição para o campo e passam a ser produtores que precisam aprender a comercializar. Dax compartilha com a gente as falhas e as soluções de comercialização em rede que ele encontrou combinando a venda na feira, a venda direta e a venda em parceria com os supermercados locais. Convencendo os empresários locais que o há demanda por produtos agroecológicos ou florestais, o Dax conseguiu implementar gôndolas nos mercados onde os produtores agroecológicos ou agrofloresteiros podem deixar seus produtos para venda e educar o consumidor da qualidade e vantagens que eles tem. 

Para ler as notas desse podcast na íntegra e ter acesso aos links compartilhados, visite a página no site.

Agradecimentos especiais para o Pedro Avelino, que criou o grupo Choque de Permacultura e promoveu um curso com um pessoal muito bacana da arquitetura em Brasília e possibilitou minha ida à Chapada dos Veadeiros em 2018. Agradecimentos igualmente especiais para a Silvinha (@silmelo.essencial ) e para o Ed Samadhi (@edsamadhi), família, casal empreendedor, e pessoas lindas que nos receberam em sua casa cedendo espaço para esse trabalho e para a farra.

Abraços,
Eurico Vianna