Impacto Positivo

Vivendo em uma Ecovila com a Escola de Permacultura

March 30, 2019

Eles se conheceram implementando projetos de bioconstrução, de saneamento básico e segurança alimentar em favelas, quilombos e tribos indígenas. Eles são de cidades, profissões e históricos de vida totalmente diferente, mas encontraram uma paixão em comum na construção de um mundo melhor. Eu converso com a equipe da Escola de Permacultura sobre como nasceu a ecovila da escola, um pedacinho de paraíso que eles carinhosamente chamam de 'Terrinha'.

Nota: Se você tem aprendido e se inspirado com o podcast, peço que compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e deixe suas avaliações no iTunes ou Stitcher. Para enviar notícias de impacto positivo é só compartilhar os artigos direto em nossa página no Facebook ou enviar sua sugestão de pauta por email para info_arroba_euricovianna.com.br com o título “Sugestão de Pauta para Impacto Positivo”.

A grande maioria das pessoas já sabe lá no dentro do peito que o projeto de civilização atual é razo, sem sentido e degradante, mas os que se arriscam a construir uma alternativa ainda são uma minoria. Existem várias razões social, culturais e econômicas que explicam essa dificuldade de criarmos alternativas viáveis. Alternativas onde o nosso viver restaura não só o meio ambiente, mas nosso cerne, nossas relações e nossa maneira de viver. Pois bem, a equipe da Escola de Permacultura conversa com a gente sobre esse chamado, sobre essa coragem de ouvir esse grito interno e agir. Eles saíram do campo da insatisfação e passaram para o campo da construção de um mundo melhor, mais justo e harmonioso por meio de cursos, atividades e do próprio viver; em uma ecovila.

O papo passeia pela vida de cada integrante antes da decisão de participar da ecovila. Cada um deles contou uma história única, mas que se repete com nuances na vida de cada um de nós. Eles compartilham a jornada, nada fácil, de encontrar um pedaço de terra com todas as características necessárias para que um grupo diversificado o possa chamar de 'lar'. Mais para o final do podcast eles contam como a permacultura, a Escala de Permanência da Linha Chave e a bioconstrução tem guiado as etapas de construção.

No finalzinho do podcast eu ganhei um presente com um ótimo feedback do curso de Agricultura Regenerativa que ministrei em parceria com a Escola no ano passado (2018). Desse curso nasceu uma parceria muito produtiva que hoje convidamos vocês para participar.

Temos o prazer de convidar a todos que querem sair do campo da insatisfação e reclamação para entrar no campo da construção e da restauração para a segunda versão do curso de Agricultura Regenerativa entre os dias 20 a 29 de Maio (2019) e a Turnê "Gerenciamento Holístico - Pecuária e Restauração Ecológica de Mãos Dadas" que acontece entre Junho e Julho de 2019 em várias localidades do Brasil com a parceria de produtores rurais inovadores e cheios de consciência ambiental.

De pouco adianta reclamar do Brasil atual se você não está participando da construção de alternativas viáveis. E como, mudança boa se faz em boa companhia, já pensou em se juntar com a Escola de Permacultura na construção da ecovila? Eles ainda tem alguns lotes.

Abraço e até o próximo podcast!
Eurico Vianna